Demanda por cirurgia plástica aumenta em até 50% entre abril e agosto

Temperatura mais baixa facilita o pós-operatório (Foto: Arivaldo Chaves / Agência RBS)

O inverno é a melhor época do ano para realizar cirurgias plásticas. Segundo o cirurgião plástico Eduardo Lintz, chefe do serviço de cirurgia plástica do HCor, em São Paulo, e professor assistente do Instituto Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, realizar uma cirurgia plástica no inverno pode trazer inúmeros benefícios estéticos e de saúde para o paciente. Ele explica que os dias frios ajudam a diminuir o inchaço, facilitam o uso das roupas e cintas modeladoras no período de recuperação, além de contribuir para um bom processo de cicatrização.

Devido a esses fatores, o cirurgião plástico detecta um aumento de até 50% no número de cirurgias plásticas realizadas entre os meses de abril e agosto nos últimos anos, em sua clínica. As cirurgias mais procuradas pelas mulheres são as de contorno corporal, como lipoaspiração, abdominoplastia e cirurgias de mama. Já os homens, com idade a partir dos 40 anos, procuram por lipoaspiração, ginecomastia e abdominoplastia.

O cirurgião plástico alerta que ao mesmo tempo que a demanda por cirurgia plástica aumenta no inverno, também são registrados mais casos de cirurgias sem sucesso em todo o país.

— Por isso, é preciso que cada pessoa procure informações sobre a atuação do médico, referências sobre seu trabalho e locais onde ele opera — recomenda.

Clínicas e hospitais precisam ter liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a realização dos procedimentos e o cirurgião deve estar cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Vantagens do inverno

:: Durante o inverno, há baixa incidência dos raios solares. Nesta época, o paciente fica mais tempo em casa e isso facilita o período pós-operatório, garante boa cicatrização e evita o aparecimento de manchas na pele e cicatrizes escurecidas.

:: A cirurgia plástica sempre causa um pouco de inchaço, considerado comum no pós-operatório de qualquer cirurgia, mas que pode ser mais acentuado em função do calor, causando incômodo para o paciente. Quando as temperaturas estão mais amenas, a área do edema tende a ser menos intensa.

:: Alguns tipos de cirurgias plásticas, como lipoaspiração e abdominoplastia, necessitam do uso de cintas modeladoras no período pós-operatório, que são mais toleradas durante os dias mais frios. Além disso, malhas ou outros curativos ficam mais escondidos pelas roupas mais largas usadas nesta época.

Fonte: Zero Hora

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *