Conexões Globais 2014 debate as mobilizações sociais na era digital

conexoesNos dias 24 e 25 de janeiro, em Porto Alegre, acontece a quarta edição do Conexões Globais. A edição 2014 do Conexões Globais, que ocorre paralelamente ao Fórum Social Temático, reunirá ativistas, gestores públicos, comunicadores e ativistas dos mais diferentes movimentos sociais mundiais para discutir temas como democracia 2.0, Marco Civil da Internet, soberania na rede, cultura digital e mobilização social na era da internet. As atividades acontecem na Casa de Cultura Mario Quintana, com entrada franca.

Como nas edições anteriores, as atividades do Conexões Globais serão transmitidas ao vivo pela internet, com cobertura colaborativa via redes sociais e espaço para ampla participação de internautas. Além dos debatedores presenciais, cada um dos Diálogos Globais traz também um webconferencista,que participará da discussão via web.

Entre os debatedores já confirmados estão o cientista político finlandês Teivo Teivainen, membro fundador do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial e com vários livros publicados; Ahmet M. Ogut, engajado em lutas contra discriminação migratória e a gentrificação urbana de Istambul desde 1990; Bernardo Gutiérrez, jornalista e escritor, fundador da rede fundador da rede FuturaMedia.net e participante dos movimentos 15M; Bruno Torturra, jornalista e um dos principais porta-vozes da Mídia Ninja (Narrativas Independentes Jornalismo e Ação) e um dos articuladores do movimento Existe Amor em SP, integrante da Rede Pense Livre; Pablo Capilé, um dos principais articuladores da rede sociocultural Fora do Eixo e do NINJA – Narrativas Independentes de Jornalismo e Ação; o professor Sérgio Amadeu, ativista da liberdade na rede e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil; o pesquisador Fábio Malini, que atua na análise de redes sociais; o produtor do grupo Teatro Mágico, Gustavo Anitelli, um dos porta-vozes do MPB – Música para baixar, que trata do direito de baixar arquivos digitais pela internet; e a pesquisadora Ivana Bentes, da UFRJ, integrante da Rede Fórum de Mídia Livre e com várias pesquisas sobre comunicação, cultura e sociedade em rede.

Além dos debates, oficinas voltadas para a troca de saberes e a capacitação para o uso de novas mídias, produção e edição multimídia, utilização das ferramentas digitais e estratégias para mídias sociais serão realizadas simultaneamente.

Uma intensa programação de atividades culturais e artísticas, como shows musicais e exposição de artes visuais também estão na programação.

O Conexões Globais 2014 é realizado pela Associação Software Livre com apoio do Governo do Rio Grande do Sul e da Secretaria Geral da Presidência da República e sua programação completa pode ser conferida no site do evento.