Combinação dos antirretrovirais saquinavir e ritonavir aumenta risco cardíaco

A combinação dos antirretrovirais saquinavir e ritonavir eleva o risco de problemas cardíacos, de acordo com a FDA, agência que regula medicamentos nos EUA.

A FDA (agência que regula medicamentos nos EUA) publicou um alerta informando que o uso em conjunto dos antirretrovirais saquinavir e ritonavir -usados no tratamento de HIV- eleva o risco de problemas cardíacos.

A agência está revisando dados de ensaios clínicos sobre os efeitos potencialmente graves dessas drogas. Segundo a FDA, a investigação ainda está em andamento, entretanto, os profissionais de saúde e seus pacientes devem estar cientes desse risco.

Os dois medicamentos, da classe dos inibidores de protease, são usados no Brasil. Segundo o infectologista Caio Rosenthal, do Emílio Ribas, os dois costumam ser prescritos em conjunto para pacientes com tuberculose.

“O número de pacientes soropositivos com tuberculose ainda é preocupante e bastante significativo. A tuberculose é a infecção oportunista mais frequente nessas pessoas. E os pacientes não podem interromper a medicação”, disse. Em alguns casos, é possível substituir o uso desses medicamentos por outro de uma classe diferente.

Segundo o infectologista Adriano Oliveira, da Sociedade Brasileira de Infectologia, o saquinavir e o ritonavir têm, cada vez mais, caído em desuso. “Mas os dois ainda são importantes para os pacientes que têm resistência a outros medicamentos”, diz.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que está acompanhando a questão envolvendo os antirretrovirais, mas que, por enquanto, os benefícios do tratamento são maiores do que os riscos de problemas cardíacos.

Mário Schaeffer, presidente da ONG Pela Vidda, diz que o dado preocupa. “Talvez agora a gente entenda porque tantos pacientes estão adoecendo por doenças que não são oportunistas.”

Fonte: Folha de S.Paulo, Jornalista Fernanda Bassette, com colaboração de Mariana Versolato

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *