Colunista da Folhateen Jairo Bouer informa que nova vacina contra HPV está em fase avançada de estudo

De acordo com Jairo, o HPV é um causadores das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns no mundo. Leia o texto na íntegra a seguir.

Problemas e novidades na prevenção do HPV

Uma grande pesquisa recente mostrou que até metade dos homens vão entrar em contato com o HPV (papilomavírus humano) durante sua vida. Esse é o vírus causador de verrugas genitais e de lesões que, se não tratadas, podem levar até a alguns tipos de câncer.

Parece muita gente, não? E é mesmo! Mas nem todo o mundo que entra em contato com o vírus desenvolve uma verruga ou um câncer. Muitas lesões são “curadas” pelo sistema de defesa das pessoas, e uma minoria delas vai causar problemas.

Mesmo assim, o HPV é considerado hoje um dos agentes causadores de DSTS (doenças sexualmente transmissíveis) mais comuns no mundo. Pesquisas anteriores já revelavam que até um terço das mulheres entra em contato com o vírus ao longo da vida.

É por isso que todas as mulheres devem fazer anualmente seus controles com o ginecologista (um dos principais causadores de lesões na vagina e no colo de útero é o HPV).

Além das visitas anuais ao médico e do uso regular de camisinha (que podem diminuir bem os impactos do vírus), existe uma vacina que “protege” contra dois ou quatro subtipos mais agressivos de vírus -com maior poder oncogênico (de causar alguns tipos de câncer).

No Brasil, a vacina só está autorizada para mulheres mais jovens, entre nove e 26 anos, que devem aplicar a proteção, de preferência, antes de iniciarem sua vida sexual. Está em estudo a ampliação do uso para mulheres de até 45 anos e para homens jovens. Em alguns países, esse uso ampliado já está autorizado. Problemas: a vacina é cara e não está no sistema público de saúde.

Novidade: vacina contra até nove subtipos do vírus está em fase avançada de estudos. Logo poderemos ter uma proteção ainda maior. Se for constatado que os homens também se beneficiam com a proteção, o risco de transmissão para as mulheres deve cair por tabela!

Fonte: Folha de S.Paulo

One thought on “Colunista da Folhateen Jairo Bouer informa que nova vacina contra HPV está em fase avançada de estudo

  1. País atrasado o nosso que não permite que homens tomem a vacina. Se eles que passam o vírus hpv as mulheres, são eles que deveriam ser vacinados, automaticamente as mulheres estariam mais protegidas. Mas só elas podem tomar porque elas são geradoras de novos trabalhadores para o sistema capitalista continuar a existir. Com esta mentalidade egoísta e desumana quem sofre são os homens gays, travestis, etc que nem podem fazer uso desta vacina. Vivemos numa sociedade que discrimina e escolhe quem merece continuar vivendo ou não.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *