Célula-tronco imuniza ratos contra HIV

Um estudo similar já está sendo testado em homens

Pesquisadores americanos anunciaram ontem uma nova promessa para o tratamento da Aids: tornar o sistema imunológico resistente ao vírus HIV introduzindo células-tronco modificadas no organismo. A equipe de Paula Cannon, da Universidade da Califórnia do Sul, conseguiu imunizar ratos contra o vírus usando a técnica.

Os pesquisadores eliminaram de células-tronco o gene responsável pela produção da proteína CCR5 e introduziram-nas em ratos de laboratório. O próximo passo consistirá em aplicar essa técnica em seres humanos. Um estudo similar já está sendo testado em homens na Universidade da Pensilvânia, mas nele são modificadas as células do sistema imunológico e não células-tronco.

Como é a técnica

— O vírus da Aids ataca células do sistema imunológico, prendendo-se em proteínas específicas, em particular uma molécula chamada CCR5.

— Certas pessoas, portadoras de uma mutação que impede a aparição desta molécula, são resistentes às principais cepas do HIV.

— Eliminando o gene correspondente à proteína CCR5 da célula, pode-se, então, protegê-la contra o vírus e, por fim, proteger as pessoas contra o HIV, ou ao menos limitar bastante seus efeitos em pessoas infectadas.

Fonte: Zero Hora

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *