Campanha de prevenção ao HIV protagonizada por jovens espanhóis é lançada no Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde, marcado na última quinta-feira, dia 7 de Abril, foi o mote de arranque da nova campanha da associação espanhola FELGBT dirigida aos jovens homo e bissexuais masculinos bem como homens que têm sexo com homens (HSH).

Contando com a participação de dez jovens com idades entre os 20 e os 31 anos, a campanha com uma mensagem preventiva foi divulgada hoje e está a ser disseminada na internet através de um site próprio, nas redes sociais e em outros suportes físicos.

A vulnerabilidade dos jovens gays, bissexuais e HSH face ao HIV é abordada ao longo dos mais de dois minutos do vídeo da campanha. A dificuldade em falar do tema com o parceiro, o mito da confiança mútua ou da perda de sensibilidade quando se usa preservativo são apenas alguns dos temas dos diálogos dos protagonistas.

Segundo dados do Ministério da Saúde da Espanha o número de novos diagnósticos de HIV vem aumentando entre os gays e outros HSH, por isso, segundo os organizadores da campanha torna-se necessário efetuar um diagnóstico precoce para evitar infecções crônicas de consequências graves e que podem implicar tomar medicação rigorosa durante o resto da vida.

À exceção do ator espanhol Eduardo Casanova, o vídeo da campanha é protagonizado por jovens que não são atores, nem modelos profissionais, com os quais qualquer jovem poderá se identificar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *