A deputada federal Maria do Rosário, futura titular da Secretaria dos Direitos Humanos do governo Dilma Rousseff, disse que irá instalar um programa para a promoção dos direitos de homossexuais, promovendo a igualdade e o respeito para LGBT.
Após reunir-se com o Presidente Lula e a equipe de transição, Rosário afirmou que recebeu a tarefa de reafirmar que o país seja, de fato, uma nação que respeita os direitos humanos e promove a proteção dos indivíduos em suas demandas legais, incluindo o respeito à sua sexualidade e amparo as pessoas com deficiência.
Além disso, a futura ministra destacou que é importante o cumprimento de prazos de tratados internacionais, no sentido de colocar o Brasil como país contemporâneo que enfrenta suas demandas históricas e que consegue formular novos paradigmas.
Sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento Humano, adiantou que sua pasta trabalhará junto com setores afins para conhecer as demandas do país e definir políticas coerentes e atuais, que estejam em concordância com os ideais da presidente Dilma Rousseff.