Autorretrato Sensorial é a exposição que inaugura amanhã na Galeria Lunara em Porto Alegre

Foto: Edu Monteiro / Divulgação

A Galeria Lunara da Usina do Gasômetro (5º andar) inaugura nesta terça-feira, 22 de março, às 19h, Autorretrato Sensorial, do fotógrafo Edu Monteiro. A mostra fica em cartaz até 17 de abril e pode ser visitada de terças a domingos, das 9h às 21h, com entrada franca.

Autorretrato Sensorial traz nove imagens nas quais Edu Monteiro surge com diferentes máscaras em seu rosto. A ideia da mostra veio do encontro do autor com uma máscara da artista plástica carioca Lygia Clark, que criou algumas delas com um objetivo muito claro: o de levar as pessoas a vesti-las e, assim, lidar com seus medos e fragilidades.

O fotógrafo também quer provocar sensações. Foi ele mesmo quem criou as nove peças. Numa delas, assusta e polemiza. “Usei cinco quilos de coração de galinha, a fim de obter um efeito disforme e intrigante”. Em outra, o autor lida com o bom humor. “Resolvi pegar todos os bichinhos de pelúcia de minha filha Letícia e os enrolei na minha face com uma fita transparente.”

Edu Monteiro é gaúcho e atualmente reside no Rio de Janeiro. Quem acompanha sua carreira o vincula ao Fotonauta, estúdio responsável por campanhas da Nike, Olympikus, entre outras, além de colaborações para publicações como National Geographic, World Soccer e Placar. O trabalho com arte contemporânea, antes apenas uma atividade paralela, passou a tomar muito mais tempo do fotógrafo. “As possibilidades do meu trabalho como fotógrafo se expandiram muito com o meu interesse pelas artes plásticas. E esse processo ganhou um ritmo maior com as aulas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) e o mestrado em ciência da arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF).”

Serviço

Mostra Autorretrato Sensorial, de Edu Monteiro
Galeria Lunara – 5º andar, Usina do Gasômetro
Inauguração: dia 22 de março, às 19h
Visitação: de 23 de março a 17 de abril de 2011 – de terças a domingos, das 9h às 21h

Informações
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Usina do Gasômetro, 3° andar
Av. Presidente João Goulart, 551
(51) 32898133 e 32898135

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *