Autor de e-mail homofóbico é expulso da UFCSPA

A denúncia foi encaminhada em novembro do ano passado pelo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, após ser procurado pelos alunos Igor Rabuske Araujo, 21 anos, e Alex Vicente Spadini, 19 anos, eleitos coordenadores-gerais do Centro Acadêmico da Universidade Federal de Ciências da Saúde – UFCSPA.

Os alunos afirmaram que como haviam gays assumidos na composição do Centro Acadêmico começaram a receber e-mails apócrifos enviado para uma lista coletiva onde o autor, até então desconhecido, pregava aos alunos que, após formados,os futuros médicos e profissionais da área da saúde não deveriam atender ou, caso atendessem, que indicassem tratamento errado aos homossexuais.

“Caros e futuros colegas, e se, somente se, a solução fosse cada um de nós, sensatos, tomarmos alguma atitude, qualquer atitude, no momento em que essa escória nos procurar para curar suas doenças venéreas, e qualquer demais praga que se alastre por seus corpos nojentos? Assim como eles, está na hora de unirmos forças e veladamente fazer o que nos couber, para dar fim, pouco a pouco nesta peste! No momento da consulta de uma bicha, ou recuse-se (pelos meios cabíveis em lei) ou trate-o erroneamente!!!”, dizia o texto.

O aluno da UFCSPA, autor dos e-mails homofóbicos, acabou por ser descoberto e o Conselho Universitário decidiu expulsá-lo da instituição, conforme afirmou o pró-reitor Luis Henrique Telles da Rosa.

Cena da manifestação contra a homofobia realizada na UFCSPA pelo
Grupo Somos, em dezembro do ano passado.

Foto: Maria de Freitas Xavier

O SOMOS ainda promoveu uma manifestação em frente à Universidade e solicitou à reitoria que tomasse providências para que casos como esse não voltassem a acontecer e, para isso, o tema deveria estar presente no estabelecimento de ensino como uma pauta permanente. O caso acabou parando na Polícia Federal e resultou em inquérito civil da Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos, o que obrigou a universidade a abrir uma sindicância.

Segundo o DCE da UFCSPA o nome do estudante não foi divulgado, pois ainda cabe recurso. Entre os envolvidos o assunto já está resolvido.

2 thoughts on “Autor de e-mail homofóbico é expulso da UFCSPA

  1. Maravilhosa notícia. Enfim, uma posição digna de uma sociedade moderna, que quer se tornar uma das maiores potências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *