8º Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual foi lançado em Gramado

No último dia 11 de agosto, durante o 38º. Festival de Cinema de Gramado, aconteceu o lançamento oficial do 8º. Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual.

O Congresso deste ano, que será realizado no próximo mês de setembro, em Porto Alegre, visa articular e agregar uma discussão ampla entre os mais diversos segmentos do audiovisual brasileiro.

Profissionais e especialistas de todo o Brasil, analisarão e debaterão temas como produção, infraestrutura, film comission, coproduções internacionais, pesquisa, preservação, crítica, políticas públicas, novas mídias, convergência, exibição, direitos autorais e direitos do público, formação, etc.

“Será sem dúvida nenhuma a grande discussão ampla e agregadora das diversas cadeias e segmentos que abrangem o audiovisual em seus aspectos mais amplos. Abrindo-se a palavra audiovisual como guarda-chuva para abrigar a produção de filmes, vídeos, desenhos animados, programas e seriados de TV, jogos eletrônicos, softwares, músicas, conteúdo para telefonia móvel e para todas as convergências digitais, em trânsito, na revolução tecnológica contemporânea”, afirmou o cineasta Rosemberg Cariry, presidente do CBC. “Destas discussões sairão propostas e diretrizes que certamente nortearão a atividade para os próximos anos” concluiu

O evento contou ainda com a participação da Diretora Financeira do CBC, Edina Fujii; do Diretor de Articulação e Comunicação, João Baptista Pimentel Neto; do Diretor Executivo, Cícero Aragón e do Diretor de Projetos e Captação de Recursos, Antonio Leal.

É significativo o fato do 8º. Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual deste ano ser realizado em Porto Alegre. Isto porque em 2010 comemoram-se exatos 10 anos da realização do 3º. Congresso, que foi um marco histórico da integração dos profissionais e das diretrizes do setor, evento este realizado justamente na capital gaúcha.

Sob o tema “O que nos separa já sabemos, mas o que nos une?”, o 8º. Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual abre suas discussões a todos os interessados, associados ou não ao CBC, sem restrições. .

Durante o evento, foi anunciado ainda que o evento terá como Presidente de Honra o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos nomes mais respeitados, premiados e reverenciados da cinematografia brasileira.

Serviço:
8º. Congresso Brasileiro de Cinema e Audiovisual
De 12 a 15 de setembro de 2010.
Hotel Plaza São Rafael, Av. Alberto Bins, 514
Porto Alegre – RS

Realização:
CBC – Congresso Brasileiro de Cinema
Fundacine – Fundação Cinema RS

Patrocínio:
Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual
Prefeitura de Porto Alegre
Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *