5º Encontro Adão, Adão, cadê Salomé, Adão? Um Olhar sobre as relações de gênero na Capoeira Angola

A capoeira angola construindo equidade nas relações de gênero, como podemos vivenciar isso?
‘Adão, Adão, Cadê Salomé, Adão?’ é um encontro que há cinco anos a Áfricanamente Escola de Capoeira Angola promove como um espaço-tempo de reflexão, discussão e ações que busca mais qualidade nas relações de gênero.
Para isso a escola convida mulheres, capoeiristas, mestras e contra mestras que trazem o referencial da angoleira de valor, a comunidade da capoeira de Porto Alegre e ativistas diversos, para contribuir nesse leque de olhares. É um encontro aberto, inclusive com a provocação de ocupar o espaço da rua, com mulheres na roda de capoeira protagonizando dentro de uma cultura que por muito tempo apenas homens tinham esse proceder.

Filosoficamente, hoje essa cultura os remete ao papel do quilombo, no acolhimento das diversas formas de existência, sejam estrangeir@s, diferentes gêneros, classes sociais, numa propostaem comum. Essa proposta é o processo de libertação, principalmente da escravidão mental, criando na pessoa que a vivencia possibilidades de expressão de sua identidade de uma forma positiva dentro do coletivo, pois acredita que essa diversidade que se compõem, forma um terreno fértil de trocas de experiências, de aprendizado e de riqueza cultural.
Os círculos que são formados têm interesse no fortalecimento de cada individuo para que o próprio círculo torne-se forte, o grupo busca na filosofia da capoeira angolana o subsídio para atuar na vida d@s participantes.
Treinos de movimento, musicalidade, rodas, vídeos, pesquisas sobre mulheres guerreiras, preparam para muita capoeira angola, com todo seu sentido de luta de libertação. 
Serviço:
Adão, Adão, Cadê Salomé, Adão?A Capoeira Angola construindo equidade nas relações de gênero. 
De 28 de Março a 03 de Abril de 2011

Porto Alegre – RS. Vivência com a Contramestre Alcione – BH, Grupo Angola Dobrada.

Contatos: Fone: (51) 9965-9335 – africanamente.poa@hotmail.com


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *