100 pênis por ano são amputados no Piauí, em decorrência de câncer

Em média, 100 pênis são amputados todos os anos em Teresina, no Piauí. O número, que representa oito cirurgias deste tipo todos os meses, foi apresentado pela Associação Piauiense de Combate ao Câncer.

Segundo os médicos, a alta incidência de tumores penianos no Piauí poderia ser evitada por meio de hábitos simples de higiene íntima. A faixa etária na qual mais se percebe o problema é entre 50 e 60 anos, mas a unidade já fez cirurgia para extrair o pênis de um jovem de apenas 26 anos.

O presidente da Sociedade Teresinense de Urologia, Emmanuel Fontes, afirma que os homens que têm fimose esquecem que a pele sobre a glande pode acabar dificultando a limpeza correta do pênis.

O câncer de pênis corresponde a 2% dos tumores malignos surgidos em homens de todo o Brasil. É uma das taxas mais altas do mundo. Em âmbito nacional, tumores deste tipo provocam cerca de mil amputações penianas todos os anos.

Os primeiros sintomas são pequenas feridas que demoram muito para cicatrizar. Toda lesão no pênis que não sara no prazo de 15 dias deve ser vista por um médico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *