“Tá pensando que travesti é bagunça?": Ensaio fotográfico sobre a travesti Luana Muniza será exibido na Itália

“Luana Muniz, a Rainha da Lapa”, ensaio do fotógrafo Pedro Stephan, será exibido na  mostra de fotografia internacional “Turin Photo Festival”. A exposição estará em cartaz de 30 de dezembro a 10 de outubro no Centro Cultural Antiga Manufatura de Tabaco.

O festival privilegia trabalhos que abordam temáticas pouco conhecidas e tem a fama de revelar os talentos emergentes na cena internacional da fotografia. Stephan será o único brasileiro a abordar temática LGBT.
Fazendo jus ao título que o fotógrafo deu á travesti de “nova Madame Satã”  Luana recentemente virou hit do YouTube depois de protagonizar cenas tragicômicas de agressão no programa Profissão Repórter da TV GLOBO. Coisa que rendeu no meio gay um bordão tirado de uma fala dela no meio da confusão “Ta pensando que travesti é bagunça?” A tirada caiu na boca do publico, e foi repetida de norte a sul do Brasil, reafirmando o mito de que com a “Rainha da Lapa” não se brinca e mostrando que as transgêneros não deixam por menos e se dão a respeito. As lentes de Stephan captam o balé que é o trottoir de Luana nas ruas e calçadas, sua preparação em casa com a ajuda das “afilhadas”, e o seu trabalho organizando e protegendo sua trupe.

Essa é a segunda exposição internacional de Pedro Stephan neste ano. Em julho, o ensaio “Entre Amigos & Amores – espaços de socialização GLS do Rio” apresentando a diversidades dos points gays,  ficou em cartaz em Madri, na Espanha onde teve uma grande afluência de publico.

PEDRO STEPHAN

Além de fotógrafo, é jornalista, mestre em Comunicação e Cultura e professor universitário. Seus ensaios foram publicados em importantes revistas internacionais e Contribuiu para importantes institucionais, tanto do Ministério da Saúde, quanto do Movimento LGBT.

Veja mais fotos da exposição:


(Fotos de Pedro Stephan, para divulgação, enviadas pela sua Assessoria de Comunicação)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *