Conferência em Porto Alegre debaterá políticas públicas para as mulheres

A 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres será realizada nesta sexta-feira e sábado, 19 e 20 de agosto, na Câmara Municipal, com o tema “Autonomia e enfrentamento à violência“. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenação Municipal da Mulher, e tem a parceria do Fórum Municipal da Mulher. Os debates serão focados nas áreas de enfrentamento à violência contra as mulheres; saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos; participação política e empoderamento; autonomia econômica e financeira; e cidadania, comunicação e garantia de direitos.

Para o prefeito José Fortunati, o movimento das mulheres tem ajudado o país a repensar os parâmetros de cidadania. “O papel da mulher na sociedade não pode ser subestimado. Que essa nova conferência reforce o potencial de mobilização na deliberação sobre as políticas públicas em Porto Alegre, promovendo a transversalidade plena nos órgãos da prefeitura, para que a transformação realmente aconteça”, defendeu o prefeito durante o lançamento da conferência, dia 1º de agosto.
Para a titular da Coordenação Municipal da Mulher, Ângela Cristina Kravczyk, o enfrentamento da violência doméstica e dos preconceitos contra a mulher passa diretamente pela conquista da autonomia financeira. “Para romper o cilco da violência, a mulher precisa conquistar ascensão profissional. E a prefeitura tem dado importante contribuição com os projetos de geração de renda por meio da Smic”, disse.

A coordenadora do Fórum Municipal das Mulheres, Télia Negrão, destacou a relevância de inserir o debate na agenda da cidade. “O município coloca essa discussão em primeiro plano na agenda pública da cidade. Esse processo de transformação busca dar condições para a mulher desfrutar da sua plena cidadania”, ponderou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *