Pesar pelo falecimento da Professora Márcia Arán, do IMS – UERJ

Morreu nesta quinta-feira, dia 14 de abril, a Professora Márcia Ramos Arán, Chefe do Departamento de Políticas e Instituições de Saúde do Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Márcia atuava na área de Saúde Coletiva, Psicologia e Psicanálise do IMS nos últimos oito anos.

Márcia era uma referência nacional e internacional nos estudos de gênero e de sexualidade. Entre vários trabalhos, publicou o livro “O avesso do avesso – feminilidade e novas formas de subjetividade”. Nos últimos anos, se dedicava ao estudo das transexualidades no serviço público de saúde e também à revisão crítica de alguns conceitos da psicanálise sob a ótica feminista.

Sua generosidade intelectual, sua produção de conhecimento e sua postura ética como pesquisadora contribuíram para a defesa e promoção dos Direitos Humanos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgêneras no Brasil. A imagem gentil da grande professora e brilhante pensadora que foi Márcia Arán ficará para sempre marcada entre as gerações de alunos/as, mestres, doutores/as e amigos/as que conviveram com ela.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *