SOMOS inicia série de documentários que retratam espaços de sociabilidade da população LGBT

Durante este final de semana, dias 10 e 11 de setembro, a equipe do Pontão de Cultura LGBT do SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, em parceria com a Avante Filmes, irá iniciar a série de documentários que se propõe a registrar espaços de sociabilidade do público LGBT, com histórias peculiares e únicos do gênero. 

A série intitulada “Lugares” começa pela Turma OK, do Rio de Janeiro. Os diretores deste primeiro episódio são Filipe Matzembacher e Márcio Reolon.  A Turma OK é um clube social, fundado em 1964, e até hoje é considerado um espaço referencial para a comunidade LGBT carioca. Ao longo de seus 50 anos, trama uma trajetória de luta e paixão que atravessa o tempo. Passa pelos severos anos da ditadura onde gays eram presos por vadiagem, até os dias de hoje, com seus tradicionais concursos e shows de transformismo e dublagem que resistem ao tempo. Um espaço de sociabilidade e respeito que abrilhanta a cena artística marginal da boemia da Lapa.

Ao todo serão realizados quatro filmes de curta-metragem ainda este ano e, além do Rio de Janeiro, estão previstas as filmagens em Maceió, Salvador e Rio Grande do Sul.

Lugares é um desdobramento do Projeto Mapeamento Cultural LGBT e recebeu  financiamento do Ministério da Cultura, através do projeto LabCultura Viva e pode ser acompanhado através do blog somos.org.br/mapeamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *