Mapeamento Cultural LGBT cadastrará artistas na Parada LGBT de São Paulo

Profissionais do Mapeamento Cultural LGBT, projeto do Pontão de Cultura do SOMOS, cadastrarão e entrevistarão artistas e grupos artísticos que tenham suas produções voltadas ou relevantes para a diversidade sexual na 11ª Feira Cultural LGBT, em São Paulo. O evento acontece no dia 23 de junho das 10h às 22h, no Vale do Anhangabaú.

O Artista Visual Sandro Ka e a Produtora Executiva do SOMOS Ariane Laubin realizarão o trabalho em um estande na feira, onde também será realizada divulgação do blog do projeto e das ações já realizadas.

Na programação do mês do Orgulho LGBT, também constam o 9º Ciclo de Debates, 11º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade, 11º Gay Day e a 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, no dia 26 de junho, uma das maiores do mundo, todos organizados pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. O tema deste ano é “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! – 10 anos da Lei 10.948/01, rumo ao PLC 122/06”.

Mapeamento Cultural LGBT

O Mapeamento Cultural LGBT é uma ação de pesquisa com o objetivo de identificar e registrar um panorama atual das manifestações artísticas ligadas à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais no Brasil. Promoverá um levantamento inédito sobre a diversidade de expressões e linguagens artísticas produtoras de significados para o segmento cultural LGBT.

Durante um ano, todas as capitais brasileiras serão visitadas, em um trabalho conjunto envolvendo produtores locais, documentando os mais expressivos artistas, grupos artísticos e manifestações, bem como espaços de sociabilidade desta população na atualidade. A ação mobilizará a Cena Cultural LGBT das capitais do país e seus realizadores, revelando especificidades locais e associando pontos de identificação entre si.

Todo o material levantado dará origem a um catálogo e a um site, com conteúdo biográfico e visual das expressões mapeadas.

Identificando e valorizando os elementos culturais e simbólicos da população LGBT brasileira, o Mapeamento Cultural LGBT cumpre um importante papel na construção e fortalecimento de sua identidade e reconhecimento enquanto grupo cidadão.

Mais informações podem ser obtidas através do blog do projeto (http://www.somos.org.br/mapeamento) e do Twitter @MapeamentoLGBT.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *