Canadá: Mais de um milhão de pessoas marcham em Toronto no Dia do Orgulho Gay

Mais de um milhão de pessoas participaram neste domingo (03) nas ruas de Toronto no tradicional desfile do Dia do Orgulho Gay, o maior evento destas características realizado na América do Norte.

O desfile tingiu com as cores do arco-íris, o símbolo do movimento homossexual, as principais ruas de Toronto que há 31 anos foram palco do terceiro maior desfile gay do mundo.

Entre o mais de um milhão de pessoas que participaram da marcha, muitos deles vindos dos Estados Unidos, sentiram falta da presença de Rob Ford, o prefeito de Toronto.

Ford decidiu não fazer participar do desfile, apesar de que desde 1995 todos os prefeitos da maior cidade canadense tenham ido à festa, oficialmente para passar o fim de semana com sua família.

Ford, considerado um extremista de direita que antes de se tornar prefeito foi detido por abuso doméstico e posse de maconha, protagonizou no passado ataques contra integrantes do coletivo homossexual. O desfile também foi marcado pelo bom tempo e pelo calor o que facilitou que os participantes travassem batalhas com pistolas de água, outro aspecto típico da marcha do Dia do Orgulho Gay em Toronto.

Toronto deve ser a sede em 2014 do desfile mundial do Dia do Orgulho Gay.

Fonte: Terra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *