![]() |
Prefeito José Fortunati assinou protocolo de inteções hoje |
Foi dada a largada nesta segunda-feira, 15 de agosto, para a realização do Fórum Social 2012. No Salão Nobre do Paço Municipal, o prefeito José Fortunati assinou o Protocolo de Intenções entre a prefeitura e o Comitê Municipal do Fórum Social Mundial Temático 2012, que ocorrerá entre os dias 23 e 29 de janeiro, com o tema Justiça Social e Ambiental.
A cerimônia teve a presença de representantes de entidades, movimentos sociais e organizações ligadas ao comitê. Com a assinatura do documento, os envolvidos darão andamento à organização da programação, definição de locais e mobilização da cidade e de entidades para o evento.
O prefeito destacou a importância da pluralidade na representação da sociedade na organização do Fórum. Lembrou ainda que , por determinação do Conselho Internacional do FSM, o evento ocorrerá de forma permanente nos anos pares na Capital gaúcha, com um formato diferenciado com inúmeras oficinas e temas. “É importante que o Fórum continue ocorrendo em outras cidades, no âmbito internacional, nos anos ímpares, mas que a cada dois anos retorne para sua casa”.
Além de realizar o FSM Temático, Porto Alegre também busca a edição de 2013. O prefeito José Fortunati é signatário da Carta de Porto Alegre, que tem por objetivo credenciar a Capital para sediar a próxima edição centralizada, resgatando a trajetória dos encontros realizados nos últimos anos, após a primeira edição ocorrida em solo gaúcho, em 2001.
O secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, anunciou que já estão reservados os espaços mais nobre para o debate plural para o próximo ano: Usina do Gasômetro; Parque Harmonia e o Anfiteatro Pôr do Sol. De acordo com Busatto, a edição do Fórum Temático ocorrerá num momento de extrema visibilidade para a cidade, logo após o 10º Congresso Mundial da Rede Metrópolis, que acontecerá em novembro deste ano, com participação de cidades de todo o mundo com mais de um milhão de habitantes. “Temos uma sequência de eventos que permitirão que ocorra, em Porto Alegre, algumas das mais relevantes discussões sobre problemas das cidades e questões relativas ao clima, tendo em vista que a edição temática do FSM é preparatória para a Rio+20”, avalia Busatto.
Comitê – Integram o Comitê Municipal do Fórum Social Mundial a prefeitura, a Força Sindical, a Força Verde, a Red Por Ti America, Sindicato dos Artesãos RS, Orçamento Participativo, Crea-RS, Simers, Instituto Federal Sul Riograndense, Nova Central Sindical de Trabalhadores, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, União Geral dos Trabalhadores, Central Única dos Trabalhdores-RS, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil-RS, União Estadual dos Estudantes-UEE, União de Negros pela Igualdade-Unegro. Todas as entidades e organizações que queiram colaborar para a realização do Fórum Social Temático “Justiça Social e Ambiental” estão convidadas a fazer parte do comitê Porto Alegre. As reuniões ocorrem sempre às terças-feiras, 16h30, no Espaço Democrático da AL-RS.
Fonte: PMPA