Museu LGBT será inaugurado hoje em São Francisco

Inaugura nesta sexta-feira, 14 de janeiro, em São Francisco, EUA, o GLBT History Museum no histórico bairro gay de Castro, palco de manifestações pró-direitos homossexuais e onde, no passado, residiu o vereador Harvey Milk, primeiro gay assumido dos EUA a ser eleito para um cargo público – morto por um colega de conselho. O óculos cor de rosa de Milk é um dos itens do acervo do museu que tem 1.600 metros quadrados e é o primeiro do gênero no país.

O local foi arrendado por cinco anos e espera que com muito trabalho voluntário e doações da comunidade gay o projeto possa se tornar permanente. A inauguração do museu comemora os 25 anos da GLBT Historical Society, que reuniu o acervo do local que já era disponibilizado na internet. Para a inauguração, duas exposições abrirão o espaço: “Our Vast Queer Past: Celebrating GLBT History”, no salão principal, mostrará imagens da história LGBT e “Great Collections of the GLBT Historical Society Archives”, no salão de entrada, mostrará o acervo da sociedade, como peças colecionáveis e itens de gays famosos.

O preço para conhecer o museu é de US$5 (R$8,5) e associados não pagam. O GLBT History Museum fica na18th Street, 4127 – entre as ruas Castro e Collingwood. O outro único museu do gênero fica em Berlim, o Berlin´s Schwules Museum, e foi inaugurado no final dos anos 80.

Para saber mais sobre o novo museu (em inglês):
http://www.glbthistory.org/museum/index.html

Para conhecer o museu de Berlim (em alemão com opção de inglês):
http://www.schwulesmuseum.de/

Fonte: Revista Lado A

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *