Brasil bate recorde em matriculados no Ensino Superior

O Censo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) mostra que 6,3 milhões de pessoas estão matriculadas em cursos superiores e 173 mil na pós-graduação em universidades de todo o país. Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Fernando Haddad neste mês.

Graças aos investimentos feitos pelo PROUNI e na expansão das universidades federais, o número de vagas vem crescendo gradativamente. As instituições públicas de ensino superior foram responsáveis por 310 mil novas matrículas e o setor privado por 120 mil, totalizando 430 mil novos estudantes.

Os números dão destaque para o crescimento de matriculados, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, atendendo a atual política educacional do País de distribuição regional e inclusão no ensino superior.

Os resultados mostram ainda que na última década, o número de estudantes que concluíram a graduação triplicou no Brasil.

Na avaliação dos dados, Haddad destacou que a promessa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de dobrar o ingresso de estudantes nas universidades federais em seus oito anos de mandato (2003-2010) foi superada. Em 2002, ingressaram em cursos de graduação nas universidades federais 148,8 mil alunos e, em 2010, esse número chegou a 302,3 mil.

Da redação, com informações do Ministério da Educação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *