XI Colóquio Internacional de Direitos Humanos ocorre dos dias 5 a 12 de novembro

Acontece entre os dias 5 e 12 de novembro, em São Paulo – SP, o XI Colóquio Internacional de Direitos Humanos, organizado pela Conectas. Para participar, foram selecionados 50 ativistas de direitos humanos de 30 países da África, América Latina, Ásia e Leste Europeu, além de palestrantes e observadores do mundo todo.

O SOMOS estará lá: o advogado Bernardo Amorim, (foto) um dos diretores do SOMOS e responsável pelo Núcleo Jurídico, participará do colóquio.

O tema desta edição é “Implementação das Decisões e Recomendações Regionais e Internacionais de Direitos Humanos”. Para tratar do impacto local desses sistemas, serão abordados temas como os direitos das pessoas com deficiência, sistema prisional brasileiro e violações cometidas por empresas.

Segundo o Coordenador de Pesquisa e Formação da Conectas, Thiago Amparo, “em uma época de grandes questionamentos sobre a eficácia da ONU e sistemas regionais de direitos humanos, pretendemos analisar o impacto real desses órgãos na proteção dos direitos humanos no âmbito local e impulsionar um debate crítico na sociedade civil sobre a relevância e obstáculos enfrentados nesses sistemas”. As atividades incluem palestras, grupos de trabalho e um fórum aberto para discussão organizado pelos próprios participantes.

Assim como nas edições anteriores, espera-se que a dinâmica do Colóquio produza um diálogo horizontal entre os palestrantes e participantes, além de criar um espaço para que possam trocar experiências e conhecimento. O Colóquio busca contribuir para a formação de novas redes de colaboração entre os ativistas de direitos humanos do Sul Global e fortalecer aquelas já existentes.

Mais informações no site do Conectas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *