Governo disponibiliza software para pessoas com deficiência gratuitamente

O programa Liane TTS, voltado à inclusão social das pessoas com deficiência está sendo disponibilizado gratuitamente, já que é um programa (software) livre, que permite às pessoas cegas ou com baixa visão usar o computador com facilidade, pois o sistema transforma o texto em áudio.

O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, afirmou que esse é um compromisso social de incentivo à inclusão digital e acessibilidade para todos os cidadãos brasileiros. Mazoni destaca ainda que o próximo desafio é o sintetizador de voz para a plataforma de celulares e tablets. “Temos a obrigação de fazer isso, de viabilizar o acesso das pessoas aos direitos, bens e serviços, independente das suas capacidades físicas, motoras, perceptivas e condições sociais e culturais”.
De acordo com o Serpro, o Liane TTS levou cerca de três anos para ser desenvolvido e é resultado de uma parceria entre o Serviço de Tecnologia de Dados e o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ).
O secretário nacional de promoção dos direitos da pessoa com deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), ressaltou a importância do Serpro como primeira instituição a abrir espaço para as pessoas com deficiência trabalharem. “Isso aqui é uma política de governo que se preocupa com o bem estar da população. É dessa forma que mudamos a vida da pessoa com deficiência. Isso é direitos humanos”.
  
Instaladores e manuais – Os arquivos de instalação e os manuais de utilização do Liane TTS estão disponíveis para download na Internet (www.serpro.gov.br/servicos/downloads/lianetts/). O programa pode ser baixado gratuitamente nas versões dos sistemas operacionais Windows e Linux.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *