AJURIS promove curso de iniciação em Justiça Restaurativa

A AJURIS – Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul está com inscrições abertas para o curso de Iniciação em Justiça Restaurativa.

Os objetivos do curso são formar lideranças em Justiça Restaurativa, embasar teoricamente a formação dos Coordenadores de Práticas Restaurativas e apoiar a criação de grupos de estudos e difundir a implantação das práticas restaurativas.

O curso, que tem 32h/aula é dirigido a profissionais e estudantes das áreas da Justiça, Educação, Assistência Social, Segurança, Saúde; aos operadores da rede de atendimento da infância e juventude; às lideranças comunitárias, gestores públicos e de ONG com atuação na área social; e a todos os(as) interessados(as) em conhecer e aplicar as práticas restaurativas nos seus espaços acadêmicos e institucionais.

O Curso de Iniciação em Justiça Restaurativa é pré-requisito para matrícula no Curso de Formação de Coordenadores de Práticas Restaurativas, e/ou comprovante de conhecimento teórico em Justiça Restaurativa.

Os interessantes devem acessar o formulário através do site da instituição: http://www.escoladaajuris.org.br/

Datas do curso

Dias 07, 08, 14 e 15 de outubro de 2011.

Horário das aulas

Sextas-feiras das 13h30min às 17h30min e das 18h30min às 21h50min.

Sábados das 08h30min às 11h50min.

Local das aulas

• Escola Superior da Magistratura da AJURIS – Rua Celeste Gobatto nº 229 – Porto Alegre/RS.

Conteúdo programático

• Justiça Restaurativa, Cultura de Paz e Valores Humanos: Justiça como valor. Relações Sociais. Conflitos. Normas. Justiça como Função. Reafirmação de valores: o verdadeiro valor da Justiça. Transformações da função do juiz e democratização da Justiça.

• Justiça de Guerra e Justiça de Paz: Justiça e Retaliação. Justiça no Estado Moderno e o Monopólio da Violência. Garantias Penais. Justiça de Guerra e Justiça de Paz.

• Justiça, Pedagogia e Valores Humanos: Anomia, Heteronomia e Autonomia. Falhas na socialização. Crise do controle heterônomo. Justiça, Pedagogia e Educação em Valores. Resolução de conflitos como oportunidade de aprendizagem. Processos e Valores Restaurativos. Valores Fundamentais da Justiça Restaurativa.

• Conceitos Básicos de Justiça Restaurativa: Subsídios das Nações Unidas sobre Justiça Restaurativa. Conceitos Fundamentais de Justiça Restaurativa. Sistemas de Justiça – Shannon Moore. Interpretações da Justiça – Howard Zehr.

• Justiça Restaurativa e Responsabilidade: Democracia, Autoridade e Responsabilidade. Justiça Punitiva e Desresponsabilização. Punição, Tratamento e Responsabilização. Vergonha Reintegrativa. Interpretações da Responsabilidade segundo Zehr. Responsabilidade e empatia.

Fonte: AJURIS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *