Colaboradores do SOMOS concorrem ao Prêmio Açorianos

Heinz Limaverde concorre a melhor ator no Açorianos

A festa de entrega dos prêmios de Teatro e Dança mais importante de Porto Alegre está marcada para o dia 16 de dezembro, às 20h, no Teatro Renascença.

A cerimônia contará com a presença do diretor Daniel Colin, diretor do espetáculo Wonderland, vencedor dos Prêmios de melhor espetáculo e direção do Açorianos de Teatro 2010 e entre os indicados estão Nilton Gaffree, por Cinderela Fashion Week que concorre a melhor bailarino; e Heinz Limaverde, que concorre a melhor ator por O fantástico circo-teatro de um homem só.

Ambos tem participado de atividades da instituição como colaboradores das ações do Ponto de Cultura LGBT.

Na cerimônia também serão homenageados grandes nomes do teatro gaúcho, que infelizmente deixaram a cena esse ano. A coreógrafa Carlota Albuquerque dirigirá uma performance em homenagem ao iluminador João Acir. Carlos Cachoeira, músico do grupo Tambo do Bando conduzirá uma homenagem ao ator e diretor Marcos Barreto. O bailarino Alexandre Rittmann preparou um duo em homenagem ao jornalista Hélio Barcellos Jr.

A apresentação ficará por conta da dupla Kátia Suman e Zé Adão Barbosa, que estarão vestidos a rigor por Daniel Lion. A ambientação cenográfica será de Rodrigo Lopes com elementos do cenário de Elcio Rossini em Wonderland.

A grande novidade desse ano é o Prêmio Mais Teatro Revelação. Lançado no primeiro semestre deste ano, este prêmio é destinado aos espetáculos participantes dos projetos Novas Caras e Teatro Aberto. Nesta primeira edição o prêmio contará com as categorias Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Espetáculo. A comissão julgadora é composta pelos integrantes do projeto Novos Jurados, criado com o objetivo de proporcionar formação e experiência para participar de uma comissão julgadora.

Na ocasião também será entregue o troféu RBS Cultura, para os melhores espetáculos de teatro, dança e teatro infantil, eleitos pelo júri popular.

Neste ano, a TVE transmitirá ao vivo a cerimônia com apresentação de Newton Silva e comentários de Renato Mendonça. Na noite também será oferecido o Prêmio Palcos da Vida aos melhores espetáculos de Teatro e de Dança. E para o melhor espetáculo de Teatro Infantil, será entregue o Prêmio Pandorga.
Após a cerimônia, a festa continua com um coquetel no saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues.

Os Prêmios Açorianos de Teatro e Dança, Tibicuera de Teatro Infantil e Mais Teatro Revelação 2011 são uma realização da Secretaria Municipal da Cultura/Prefeitura de Porto Alegre e contam com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *