top of page

Cultura

Em mais de duas décadas, diversos de nossos projetos usaram a arte como plataforma para o trabalho sobre direitos humanos com juventudes e com a comunidade em geral, além intervenções urbanas e eventos locais como o Sarau Érotico, com diversas edições em Porto Alegre.

Enquanto Ponto e Pontão de Cultura LGBT, já produzimos e apoiamos diversas intervenções artísticas e culturais, como os projetos Olho3 e PluralLab+, além de filmes vencedores em circuitos cinematográficos como “Eu e o cara da piscina” (2011) e documentários como “Flores de 70” (2011). Também já realizamos projetos de capacitação para gestores e produtores da área cultural.

​

Entendemos arte e cultura como meios potentes para a difusão dos direitos de nossa população.

​

Ainda no audiovisual, a Somos já realizou cinco edições do CLOSE - Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, com mostra e premiação de filmes nacionais com curadoria própria.

​

O Centro de Documentação Adelmo Turra, acervo especializado em gênero, sexualidade e HIV/Aids, conta com diversos títulos, estando em fase de nova catalogação para ser novamente disponibilizado para acesso à comunidade externa. Ainda na literatura, já realizamos o Somos+Literatura, clube de leitura focado em autores e obras LGBTI+.

​

Também fazemos parte da organização da Parada Livre de Porto Alegre, a segunda parada do orgulho mais antiga do Brasil, que reúne diversas atrações artísticas e de mobilização social, atraindo milhares de pessoas para a capital gaúcha.

bottom of page