Cia Deborah Colker estará em Porto Alegre

A Cia. de Dança Deborah Colker apresentará seu mais recente espetáculo em Porto Alegre nos próximos dias 28 e 29 de julho no Teatro do SESI e os ingressos já estão à venda.

Tatyana é inspirada no livro Evguêni Oniéguin, de Aleksandr Púchkin, e a trama é aparentemente simples: Oniéguin é um jovem abastado, cosmopolita e entediado, que abandona as diversões da cidade grande para se refugiar na propriedade rural herdada do tio. Lá, conhece o jovem poeta Lenski, noivo de Olga Lárina, e é apresentado a sua contemplativa irmã mais velha, Tatyana. A história segue com a declaração de amor da moça, sua rejeição por Oniéguin, um duelo fatal entre os amigos e um doloroso reencontro do casal, quando o passar dos anos operou neles transformações profundas e decisivas.

A coreografia que enfrenta o desafio de exprimir, sem palavras, o sublime contido nos versos literários, poderá ser vista no teatro do Sesi. Escrito ao longo de sete anos, entre 1823 e 1830, por Aleksandr Puchkin, Evguêni Oniéguin é sua obra mais original e importante, que inspirou diversas criações em outras áreas, da célebre ópera de Tchaikovski (1879) ao filme com Ralph Fiennes (1999), passando pelo balé de John Cranko.
Para expressar a força poética e a magia do romance, a Cia. de Dança Deborah Colker leva ao palco o próprio Púchkin, interagindo com as ações, desejos, pensamentos e modificações dos quatro protagonistas de sua obra-prima. Trata-se, afinal, de um espetáculo de balé contemporâneo interessado, antes em traduzir sentimentos do que uma narrativa.
O cenário é constituído por uma grande árvore metálica, em torno da qual e em cujos ramos Púchkin e seus personagens desenvolvem seus sonhos, angústias e quereres. Os figurinos são atemporais e caracterizam inequivocamente cada personagem com uma mistura de elementos “atuais” e “de época”. A trilha sonora, embora seja marcada pela predominância de compositores russos, faz coexistirem autores de diversos períodos, do romantismo de Tchaikovski ao modernismo de Stravinski, em colagens e remixagens de Berna Ceppas.

O espetáculo será apresentado no Teatro do Sesi (Assis Brasil, 8.787), às 21h. Os ingressos custam R$ 50 (mezanino) e R$ 80 (plateia).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *