Hoje tem show de Mart´nália em Porto Alegre

Uma das atrações do mês de agosto é a cantora Mart’nália, que faz show hoje, 18 de agosto, em Porto Alegre, no Opinião. A artista, filha de Martinho da Vila irá lançar o CD/DVD Mart’nália em África ao Vivo. Como o nome sugere, o registro foi gravado em território africano, e revela um pouco dos constantes reencontros que a brasileira afro-descendente mantém com a Mãe África.

A África não é novidade para Mart’nália. Desde pequena ela acompanha o pai aos shows que ele fazia por lá durante o período colonial. Chegaram a cantar em plena guerra, coisa que só artistas muito comprometidos com o continente seriam capazes de fazer. É por isso que Martinho da Vila é uma lenda na áfrica, conhecido e respeitado por todos. A partir de agora, com esse projeto, Mart’nália segue os mesmos passos, sob olhar atento e orgulhoso do pai. 

Segundo uma declaração de Martinho para o registro “A Mart’nália é a África”. Lá, a artista sente-se em casa, cercada pelo afeto das pessoas nas ruas, que às vezes a chamam de Mart’nália da Vila , numa referência carinhosa ao seu projenitor, que abriu os caminhos que ela hoje  faz questão de percorrer.

As relações do Brasil com o continente africano são antigas, apesar de nem sempre felizes, mas fundamentais na formação da identidade do povo brasileiro. A miscigenação ocorrida no Brasil é um modelo de tolerância e fraternidade que se traduz no espírito do seu povo, nas suas artes, na sua cultura, ao contrário dos países em que as etnias convivem, mas não se misturam. Para Mart’nália, a aproximação com a África é um processo natural, há um mundo de experiências a serem vividas.

Cantando canções que escancaram brasilidade e amor às suas origens, Mart’nália é do tipo de artista que torna o mundo pequeno e faz com que as pessoas se reconheçam e cantem juntas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *