Inscrições abertas para a terceira turma de curso gratuito de Especialização em Gestão Cultural

O Observatório Itaú Cultural e a Cátedra Unesco em Gestão Cultural da Universidade de Girona, na Espanha, oferecem pelo terceiro ano consecutivo o Curso de Especialização em Gestão Cultural. Com foco na inovação e na sustentabilidade por meio da cultura e das políticas culturais o curso é gratuito e será realizado entre setembro de 2011 e agosto de 2012, com módulos presenciais e virtuais. As inscrições podem ser feitas de 15 a 31 de agosto, com o preenchimento de formulário online disponível no site do Itaú Cultural, na página do Observatório

Coordenado por Teixeira Coelho, professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e curador do Museu de Arte de São Paulo (Masp); e por Alfons Martinell, diretor geral de Relações Culturais e Científicas da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), o curso é voltado para graduados em ciências humanas e para profissionais com nível superior de qualquer área com experiência em instituições culturais. Além destes dois professores, o corpo docente é formado ainda por professores do Brasil, Espanha e América Latina.

Trata-se de um curso de excelência, que entende gestão cultural como um conjunto de iniciativas inovadoras e criadoras a serem tomadas para que os destinatários da ação cultural inventem os seus próprios fins culturais. Para isso, combina a formação presencial, com sessões na sede do Itaú Cultural em São Paulo, com a formação à distância, pela internet.

A parte presencial será realizada em cinco módulos, com início em setembro de 2011, durante três dias, seguindo depois com dois dias em dezembro; Em 2012, os módulos ocorrerão durante dois dias em fevereiro, dois em abril e três dias em junho. A virtual será desenvolvida pelos alunos nos intervalos dos encontros presenciais, com a participação de monitores atendendo aos alunos individualmente à distância. São objeto de estudo do curso os seguintes temas: Direitos Culturais, Avaliação de Políticas Culturais, Cultura e Desenvolvimento, A Ideia de Cultura e Gestão Cultural em Contexto de Crise e Questionamento, além dos quais os alunos receberão propostas de debate pela internet.

A Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), apoia o curso cujo certificado de conclusão é expedido pela Universidade de Girona. Para realizar a inscrição, é preciso preencher a ficha online, disponível no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br) e enviar por correio uma versão impressa do currículo, além de carta de intenção de duas laudas, explicando a motivação para fazer o curso. O destinatário deve ser: Observatório Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, 11º andar, CEP: 01311-000). O resultado da seleção será anunciado dia 20 de setembro no site do Itaú Cultural e nas redes sociais. Os selecionados serão comunicados também por telefone.

Observatório Itaú CulturalEspaço de pesquisa dos fenômenos relacionados à gestão cultural, o Observatório Itaú Cultural foi criado em 2006 para discutir publicamente as interações entre cultura, artes, economia e sociedade. A proposta central é incentivar o diálogo constante com pesquisadores, universidades, instituições governamentais na área de produção de dados estatísticos, organizações supranacionais e centros de pesquisa no campo das políticas públicas de cultura.

SERVIÇO
Curso de Especialização em Gestão Cultural – Novas questões em Gestão Cultural
Setembro de 2011 a agosto de 2012
Inscrições de 15 a 31 de agosto de 2011
Com preenchimento de formulário pelo site www.itaucultural.org.br/observatorio
Vagas: 35

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *