O primeiro beijo lésbico da tv brasileira

Atriz Geórgia Gomide, em 1963, foi a pioneira

Quem pensa que a novela Amor e Revolução foi a primeira a mostrar um beijo lésbico na TV, enagnou-se.

48 anos antes, a atriz Geóriga Gomide, que faleceu em janeiro deste ano, foi a primeira atriz brasileira  a dar um beijo deste tipo na tv brasileira. Ela interpretava uma  professora lésbica no teleteatro “Calúnia”, de Lilian Helmann, da TV Tupi, em 1963. Sua partner foi a atriz Vida Alves.

Suas personagens eram as professoras Karin e Martha, responsáveis pela administração da escola, que depois de serem destratadas por alunas, as duas decidiram assumir a paixão que sentiam uma pela outra.


Na época, era muito comum, além das novelas, a adaptação de peças de teatro ou livros para a TV. Eram espetáculos com começo, meio e fim exibidos em uma noite só, com duas horas de duração, aproximadamente.

Nesse texto, uma das alunas da escola, maldosamente, havia espalhado que elas eram amantes. Com isso, os pais de alunos ficaram revoltados e houve uma debandada do colégio. As diretoras ficaram revoltadas, primeiro porque elas não eram amantes, e, depois, porque estavam perdendo o trabalho. O colégio acabou fechando as portas. No dia do fechamento, uma olhou para a outra, de uma forma muito terna, e se beijaram. Elas, que até então não tinham qualquer envolvimento, perceberam que realmente se amavam. E assim foi o primeiro beijo gay da televisão brasileira. Foi transmitido ao vivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *