Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre discute sobre saúde da mulher negra

O Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha foi criado em 25 de julho de 1992, durante o I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em Santo Domingos, República Dominicana. Estipulou-se que este dia seria o marco internacional da luta e da resistência da mulher negra.

Desde então, sociedade civil e governo têm atuado para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero e racial/étnica em que vivem estas mulheres, explícita em muitas situações cotidianas.

Para marcar esta data, o Conselho Municipal de Saúde, objetivando integrar as suas Comissões Temáticas – Saúde da Mulher, DST-AIDS, Saúde da População Negra e Saúde Mental -, além de aprofundar o debate a respeito da saúde das mulheres, o Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre irá promover uma roda de conversa sobre a “Saúde das Mulheres Negras”  no próximo dia 28 de julho, às 16h30min no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Av. João Pessoa, 325-térreo)

A intenção é que a abordagem do tema seja um facilitador da construção da intersetorialidade e, por isso, é tarefa de cada Comissão trazer elementos para este desafio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *