Porto Alegre realiza sua 1ª Conferência Municipal LGBT

A I Conferência Municipal de Políticas para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Porto Alegre será realizada nos próximos dias 26 e 27 de agosto, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255) , no Centro de Porto Alegre.
Mais que um espaço para intensificarmos o debate em torno das demandas sociais da população LGBT, essa Conferência é um convite à formulação e deliberação de políticas públicas a serem concretizadas na capital gaúcha.
 A sociedade brasileira, de regra, exclui e marginaliza diferentes formas de expressar e de viver as sexualidades e identidades de gênero, concebendo como natural e ideal apenas um modo: chama-se isso de heteronormatividade.
Não raras são as vezes em que tal normativa, diante da intolerância, do jugo fundamentalista, do machismo e do patriarcalismo, implica em violência materializada no preconceito e na discriminação contra a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – cujos modos de vida, segundo essa visão equivocada, não se enquadram no modelo historicamente desenhado como ideal.
Esse fenômeno perpassa tanto o cenário da sociedade civil como também o Estado, que não garante os mesmos direitos aos das pessoas heterossexuais. No Brasil, não só alguns dos direitos civis e políticos são negados a esses cidadãos, mas também os direitos humanos, como o direito à expressão de afeto, ao acesso qualificado e respeitável aos serviços de saúde e a permanência nas classes escolares.
Na contramão da homofobia, lesbofobia e transfobia, caminham as políticas públicas. E a construção dessas políticas – sociais e afirmativas – só pode ser pensada por essa população que tem marcado nos seus cotidianos o contexto da violência vivida.
Sexta-feira, 26 de agosto
Local: Auditório Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre
18h00 às 19h00
Inscrição e credenciamento
19h00 às 19h30
Mesa de abertura
Gustavo Bernardes | Coordenador Geral de Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República
José Fortunati | Prefeito de Porto Alegre
Fabiano Pereira | Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos do Rio Grande do Sul
Mário Humberto de Azambuja | Coordenador de Políticas para Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana
Marcelly Malta | Presidenta da Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul
Roselaine Dias | Representante da Liga Brasileira de Lésbicas do Rio Grande do Sul
Célio Golin | Coordenador do nuances – grupo pela livre expressão sexual
Representante do SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade
19h30 às 21h
Palestra de abertura
Direitos Humanos e Políticas Públicas no contexto da livre orientação sexual e identidade de gênero
Profª Drª Jimena Furlani | Doutora em Educação pela UFRGS, com experiência nas linhas de pesquisa Relações de Gênero, Sexualidade e Educação.
21h
Coquetel
Sábado, 27 de agosto
Local: Auditório Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre
08h00 às 09h00
Inscrição e credenciamento
09h00 às 10h00
Plenária Inicial
10h00 às 12h00
Painel de abertura
Prof. Dr. Henrique Caetano Nardi | Doutor em Sociologia pela UFRGS, coordena o Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero do Instituto de Psicologia da UFRGS.
Gustavo Bernardes | Coordenador Geral de Promoção dos Direitos de LGBT da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República
Almoço
13h30 às 16h00
Grupos temáticos
Local: Salas de Comissões e Auditório Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre
– Violência e Segurança Pública
– Saúde e Assistência Social
– Educação
– Cultura
16h00 às 17h00
Plenária Final
Elaboração do relatório consolidado e votação de delegados para a II Conferência LGBT do Rio Grande do Sul
Para maiores informações entre em contato com a Coordenação de Políticas de Direitos Humanos através do e-mail direitoshumanos@smdhsu.prefpoa.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *