Prêmio Santander Cultural abre inscrições para projetos de filmes de longa-metragem

Prêmio que surgiu em 2002 beneficia cineastas

De 7 a 11 de novembro de 2011 estarão abertas as inscrições para o VII Concurso de Desenvolvimento de Projetos de Filmes em Longa-Metragem, também conhecido como Prêmio Santander Cultural/Prefeitura de Porto Alegre/APTC – RS.

O concurso é uma ação conjunta entre três instituições, o Santander Cultural, a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do RS – APTC-RS e a Prefeitura de Porto Alegre que, a partir de seu lançamento, em 2002, veio suprir uma lacuna importante no mercado audiovisual gaúcho ao garantir o investimento de recursos e capacitação numa etapa fundamental para o sucesso da realização de um filme, o desenvolvimento do projeto.

Desde a sexta edição, que marcou o início de uma parceria com a ESPM, o concurso tem dado ênfase especial à qualificação profissional, por meio de consultorias especializadas em gestão de projetos cinematográficos e produção de roteiro. A iniciativa visa capacitar e apoiar os participantes na condução do desenvolvimento dos projetos e das estratégias que garantem a inserção e a viabilização dos produtos no mercado. Nesta etapa, a assessoria da ESPM promove a realização de laboratórios de marketing, gestão e comunicação integrada com os projetos contemplados.

Os três projetos vencedores terão um prazo de dois anos para serem executados. O período contempla o acompanhamento do processo de desenvolvimento dos projetos com a participação nos laboratórios, previstos para o segundo semestre de 2012. Cada projeto receberá o valor de R$ 50.000,00 para a sua elaboração.

Em 2012, estreia nos cinemas o primeiro dos filmes a ter seu projeto apoiado pelo Prêmio Santander Cultural/Prefeitura de Porto Alegre/APTC – RS, o longa de animação As Aventuras do Avião Vermelho, de Frederico Pinto e José Maia.

A festa de premiação da nova edição do concurso está marcada para o dia 14 de dezembro, no Santander Cultural.

Acesse aqui o blog da Sala P.F Gastal para mais informações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *