4º Festival Internacional de Cinema de Paraty apresenta primeiro Paraty Lab

O Paraty Lab, série de laboratórios de cinema realizada pelo 4º Festival de Cinema de Paraty (10 a 15 de novembro), tem inscrições gratuitas abertas entre 29 de agosto e 29 de setembro.

Em três dias de realização, de 12 a 14 de novembro, tem como objetivo aprofundar a reflexão e o pensamento crítico, além de estimular a criação sobre temas fundamentais da atividade cinematográfica. Instrutores convidados representam o melhor do know-how em cinema brasileiro e internacional.

As inscrições devem ser feitas pelo www.festivaldecinemadeparaty.com.br e uma comissão irá selecionar os participantes, que serão anunciados em 14 de outubro. Serão 120 vagas para cada uma das aulas magnas e 30 para os laboratórios de cinema e 3D. O Paraty Lab é indicado para jovens roteiristas, diretores, produtores, fotógrafos e autores de trilhas de cinema.

A programação do 1º Paraty Lab reúne as seguintes atividades:
• Sábado, 12/11/2011, pela manhã
Aula magna ”A arte de contar histórias”/ Duração: duas horas
• Sábado, 12/11/2011, à tarde
Laboratório de ”Leitura de Roteiro”/ Duração: quatro horas
• Domingo, 13/11/2011, pela manhã
Aula magna ”Interpretação de Roteiros”/ Duração: duas horas
• Domingo, 13/11/2011, à tarde
Laboratório de ”Direção de atores”/ Duração: quatro horas
• Segunda-Feira, 14/11/2011, pela manhã
Aula magna ”A trilha sonora como elemento narrativo”/ Duração: duas horas
• Segunda-Feira, 14/11/2011, à tarde
Laboratório de ”Criação de trilha sonora”/ Duração: quatro horas

O Paraty Lab é uma iniciativa de Suzana Villas Boas, diretora do Festival Internacional de Paraty, que segue para sua quarta edição entre 10 e 15 de novembro de 2011. A idéia é que o Paraty Lab tenha a primeira edição dentro do Festival e se torne um projeto de longa duração e maior alcance. ”O objetivo é construir um espaço permanente de estímulo ao estudo e à criação na área do cinema, projetando formatos que contemplem aulas magnas, oficinas, laboratórios de roteiro, de direção, de produção e de desenvolvimento de projetos”, conta Villas Boas. ”Queremos, a longo prazo, criar em Paraty uma estrutura inspirada no Instituto Sundance, com atividades permanentes vinculadas ao desenvolvimento do cinema brasileiro e ao aperfeiçoamento dos profissionais de cinema daqui”, completa.

Informações:
paratylab@paratyfilmfestival.com.br
(11)2173-0888

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *