Teste de aids será retomado em agosto, diz ministro da Saúde

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou na manhã da última terça-feira26 de julho, que os testes de carga viral que mede quantidade de HIV no sangue e acompanha a eficácia no tratamento de pessoas com a doença, suspensos temporariamente em pacientes considerados não prioritários, serão restabelecidos até o fim de agosto.

Atualmene o exame está restrito a crianças de até 4 anos, gestantes e pacientes em início de tratamento. De acordo com o ministro, houve uma disputa no processo de licitação com várias empresas e algumas entraram com recurso, o que atrasou a contratação de novos exames.

“Por isso, tivemos que fazer uma licitação de emergência para garantir a regularização em agosto”, afirmou Padilha, durante cerimônia de abertura dos trabalhos da Rinc (Rede de Institutos Nacionais de Câncer), dos países membros da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), no centro do Rio.

No último sábado, 23 de julho, o Ministério da Saúde divulgou que os kits importados chegariam na primeira semana de agosto, mas, conforme afirmou ontem Padilha, o restabelecimento só acontecerá “ao longo de todo o mês”.

Fonte: Folha de S. Paulo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *