Mais duas oportunidades para assistir ao espetáculo inspirado em texto de Nelson Rodrigues

O espetáculo Intimidade, criado em parceria do Grupo Gestus – Pesquisa/Ação do Universo Brechtiano com a Escola de Teatro do Grupo Neelic, realiza temporada às terças e quartas-feiras, até o dia 29 de junho, às 20h, na Sala 504 da Usina do Gasômetro (Av. Pres. João Goulart, 551). Os ingressos custam R$ 15 para o público geral, com 50% de desconto para estudantes, idosos e classe artística.

Livremente inspirado na obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, o espetáculo resulta de uma ousada adaptação do texto original, que mescla o universo rodrigueano com aspectos estéticos da obra de Bertolt Brecht, autor que inspira o trabalho de pesquisa em artes cênicas do Grupo Gestus.

No enredo da peça, o personagem principal é o incesto. O pai, Jonas, é obcecado pela filha mais nova, Glorinha. Dois dos três filhos homens – Edmundo e Nonô – são apaixonados pela própria mãe, Dona Senhorinha. O terceiro filho é apaixonado pela irmã, assim como o pai. O pai, figura de extrema relevância na obra rodrigueana, aqui é relacionado com a figura de Jesus Cristo. A mãe, Dona Senhorinha, é também simbolicamente a Virgem Maria. Tais metáforas estão de acordo com o fato de o texto original, Álbum de Família, ser uma das peças míticas de Nelson Rodrigues. A tragédia que se seguiu a Vestido de Noiva inicia o ciclo do ‘teatro do desagradável’ deste autor.

Na encenação do Grupo Gestus e da Escola do Grupo Neelic, a noção de tragédia é problematizada a partir da fusão de um terceiro e fundamental elemento – aspectos da brasilidade atual – com fragmentos do texto original de Nelson e a estética brechtiana. São instaurados no espetáculo momentos de relação com facetas da cultura brasileira contemporânea que possibilitam ao espectador a problematização da sociedade atual e a reflexão crítica do cotidiano. São utilizadas ferramentas como: diversos atores fazendo os mesmos personagens, figurinos básicos que se transformam a cada troca de personagem, momentos de tensão criados a partir de outros elementos que não apenas o texto, momentos de quebra e mudanças de estilo nas atuações. O grupo lança mão de todos estes recursos sob o olhar do espectador, que pode acompanhar o desempenho técnico dos atores durante todas as transformações.

Outras informações no site www.neelic.com.br, ou e-mail teatro@neelic.com.br, e pelos telefones (51) 3391.5931 e (51) 9274.9933, com Adriano Roman – produtor cultural. O espetáculo Intimidade integra o projeto Usina das Artes, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura (PMPA).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *