Primeira transexual assume cadeira no Parlamento da Polônia

Foto: AFP

A primeiro parlamentar transexual da Polônia tomou posse no Parlamento nesta terça-feira. Anna Grodzka, 57 anos, fez a cirurgia de mudança de sexo na Tailândia há um ano e meio.

Anna afirmou que muitas pessoas que encontra na rua têm uma reação favorável, mas também já viu comportamentos agressivos. A parlamentar afirma que é pior nos círculos políticos e na imprensa, que nem sempre entendem os problemas e as questões ligadas às transexuais. “Eles tentam usar contra mim o fato de que eu era um homem”, disse.

Ela foi eleita em outubro pelo partido Movimento Palikot, conhecido por ter uma postura anticlerical com críticas a padres católicos que se envolvem na política do país. O partido surpreendeu nas últimas eleições gerais, conseguindo 10% das cadeiras.

Em um país conhecido pela força da Igreja Católica e pelo conservadorismo, o Palikot defende a legalização do aborto, do casamento entre homossexuais e da maconha. Muitos afirmam que o sucesso do Palikot mostra que a Igreja Católica parece ter perdido a influência entre os jovens poloneses.

Fonte: Terra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *