Vida privada e romance LGBT em fotos históricas

Big Picture Invisibles

Recordações da vida privada e secreta se revelam para celebrar a diversidade dos relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo. O projeto The Invisibles: Vintage Portraits of Love and Pride. Gay Couples in the Early Twentieth Century, de Sébastien Lifshitz, apresenta uma coleção exclusiva de fotografias de casais homossexuais, datadas entre os anos 1900 e 1960, em livro.

LesInvisibles_BAT4.inddApesar das fotos serem produzidas em anos sombrios para a vivência da homossexualidade, a coleção mostra momentos casuais e afetivos e desconstração protagonizados por anônimos casais formados por gays e lésbicas. As fotografias foram descobertas pelo autor em mercados de pulga e bazeres e despertaram seu estranhamento ao perceber o paradoxo entre as representações de felicidade e bem-estar em um período marcado igualmente por violações e segredos.

A coleção de fotos também deu origem ao documentário The Invisibles, que recebeu o Cesar Award, como Melhor Documentário em 2013.

“The Invisibles: Vintage Portraits of Love and Pride. Gay Couples in the Early Twentieth Century”, de Sébastien Lifshitz, Ed, Rizzoli, 2014, 144 pág, inglês, pode ser adquirido via Amazon.

LES INVISIBLES (2012) Excerpt from Richard Lormand on Vimeo.

Fonte: Brain Pickings