TRANS[veja]

trans ver

Inaugura no dia 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans, a exposição Trans[ver], do fotógrafo Fábio Rebelo. Com 19 imagens, o projeto retrata pessoas travestis e transexuais que passaram pelo processo de externalização da sua identidade, exercendo sua liberdade através da modificação do corpo, das roupas e da postura, revelando outras formas de ser.

De acordo com Rebelo, “Trans[ver] mostra a alegria, a autenticidade e a beleza de cada personalidade retratada, utilizando a imagem como um instrumento de transformação social contra um mundo de exclusões.” Ao longo de sete meses, a equipe teve a oportunidade de conviver com diferentes realidades, conhecendo histórias de luta, incompreensão e exclusão, mas também de aceitação e tolerância.

Fábio Rebelo (Porto Alegre, RS) começou a fotografar em 1983. Suas fotografias apareceram em publicações como Folha de São Paulo, Jornal do Brasil, Zero Hora, Veja, IstoÉ, Rolling Stone (Brasil), Guitar Player (Brasil), Photo (França) e Photo Magazine (Brasil). Além de projetos autorais, faz trabalhos publicitários e atua como fotógrafo de cena, tendo participado de inúmeras produções para cinema e televisão.

A produção ainda conta com O Salão do Paul, de Paulo Azevedo Araújo, responsável pelos cabelos, maquiagem de Deborah VonPeters, Déby Marques e Juliane Senna. Vander Corrêa assina a produção de moda.

A exposição integra as ações da Semana da Visibilidade Trans de Porto Alegre e tem apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD Brasile realização da AJURIS. Os registros foram produzidos durante 2013, com apoio da Igualdade RS e Observatório Contra Homofobia da AJURIS. 

A abertura acontece no dia 29 de Janeiro, às 19h30min, na Pinacoteca da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul – AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 229 – Bairro Praia de Belas) e fica aberta à visitação até 14 de março, de segunda a sexta-feira. Em janeiro, a Pinacoteca funciona das 09h às 19h, e em fevereiro e março, das 09h às 21h. A entrada é franca.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *