Terapia combinada de medicamentos antiretrovirais reduz pela metade casos de aids

O tratamento dos soropositivos com triterapia (mais conhecida como coquetel) divide pela metade o número de novos casos de infecção com HIV, segundo um estudo publicado ontem pela revista The Lancet, antes da abertura da 18ª Conferência Internacional sobre Aids, em Viena, na Áustria. Entre 1996, data do lançamento dos tratamentos com triterapia, e 2009, o número de pessoas tratadas passou de 837 a 5.413 na província canadense de Columbia Britânica, onde foi realizada a pesquisa.

No mesmo período, o número de novos diagnósticos passou de 702 a 338, ou seja, uma queda de 52%.

“Para cada cem pessoas com tratamento de triterapia, o número de novos casos baixava 3%”, afirmam os autores do estudo, dirigido pelo argentino Julio Montaner, diretor do Centro para a Excelência sobre a Aids da Columbia Britânica.

De acordo com o estudo, a redução do número de novos diagnósticos ocorre em particular entre os consumidores de drogas injetáveis. Esses resultados, assinalam os pesquisadores, mostram a eficácia do uso das triterapias “para conter a transmissão do HIV e justificam a reavaliação da divisão entre prevenção e tratamento”.

Começar cedo o tratamento contra a doença com antirretrovirais é essencial para o sistema imunológico, afirma a Sociedade Internacional da Aids.

Conferência prega igualdade
 
A 18ª Conferência Internacional sobre a Aids, em Viena, foi aberta na noite de ontem, com o tema Direitos aqui e agora, escolhido pela Sociedade Internacional de Aids. O evento, que segue até dia 23, conta com mais de 20 mil cientistas e médicos. A igualdade no acesso ao tratamento e na prevenção é a resposta adequada à pandemia, afirmaram os organizadores.

– Será a conferência dos sem voz – disse o diretor-executivo da OnuAids, Michel Sidibé.

Desta forma, segundo as Nações Unidas, seria possível reduzir em 1 milhão anuais as novas infecções e evitar 10 milhões de mortes até 2025

Fonte: Zero Hora, 19 de julho

One thought on “Terapia combinada de medicamentos antiretrovirais reduz pela metade casos de aids

  1. Olá, adorei conhecer o blog, gostaria que fosse postado notícias sobre as Oficinas que acontecerão aqui em Porto Alegre, abraços…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *