SOMOS recebe Prêmio Diversidade RS

ancora

O SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade é uma das entidades premiadas na primeira edição do Prêmio Diversidade RS, promovido pela Diretoria de Cidadania Cidadania e Diversidade Cultural da Secretaria Estadual de Cultura.

A entidade recebe o prêmio na categoria Cultura dos Direitos Humanos pela atuação na cena cultural local e nacional, criando, produzindo e incentivando ações ligadas à Arte e a Cultura LGBT. Entre vários projetos desenvolvidos em várias linguagens artísticas, podem ser destacados o Mapeamento Cultural LGBT e o CLOSE – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, realizado em parceria com a Avante Filmes, além da co-realização através do Prêmio Interações Estéticas (Funarte/MINC) do espetáculo BR-TRANS, em parceria com o Coletivo Artístico As Travestidas e os projetos Dalí Daqui, Olho3 e Feedback, junto à Muovere Cia de Dança Contemporânea, entre outros. A ONG possui também o selo de Ponto e Pontão de Cultura e tem representação atual no GT LGBT da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e no Comitê Técnico de Cultura LGBT do MINC.

A cerimônia acontece na próxima quinta-feira, 03 de abril, às 11h, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, contando com a presenças do Governador Tarso Genro e do Secretário de Cultura, Assis Brasil. Serão homenageadas 52 personalidades, coletivos e projetos que vêm contribuindo para a experimentação e promoção da diversidade no estado, em cerimônia que integra a programação da Semana da Democracia, marcando a memória dos 50 anos do Golpe Militar em nosso país.

O prêmio foi organizado em 6 categorias (cultura dos Direitos Humanos, culturas populares, cultura negra, capoeira, hip hop e carnaval de rua). Pelas categorias, foram selecionadas 44 personalidades, coletivos e projetos, que receberão a premiação de R$ 4mil, troféu e certificado. Além disto, outras 8 personalidades e coletivos foram indicadas pela Comissão de Seleção para serem homenageadas, em reconhecimento e agradecimento público à sua trajetória na defesa e fortalecimento da diversidade cultural no estado.

A lista completa dos premiados pode ser conferida aqui.

Fonte: Fanpage da Diretoria da Cidadania e Diversidade Cultural RS