SOMOS promove laboratórios culturais para jovens LGBT

O Grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade dará início, a partir do próximo dia 7 de agosto, a três oficinas culturais utilizando as linguagens de teatro, cinema e dança. As oficinas são dirigidas, exclusivamente, para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), com idades entre 14 e 21 anos, visando tornar os jovens protagonistas das ações de promoção da saúde e cidadania, através destas expressões artísticas.

Estas atividades serão desenvolvidas entre os meses de agosto a novembro e integram o projeto “Qual é a sua?” e, por isso, as oficinas serão gratuitas e os jovens ainda receberão uma ajuda de custo, tendo em vista o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Schorer, da Holanda.

Cada oficina terá 24horas de duração, dividas em oito encontros cada, ocorrendo sempre aos sábados à tarde, das 15h às 18h. Elas serão ministradas por profissionais conhecidos em suas áreas de atuação, como Heinz Limaverde, Nilton Junior e Marcio Reolon.

“A proposta dos Laboratórios Culturais é oportunizar, através das experiências com diferentes linguagens artísticas, a criação de espaços de socialização, vivência e troca para estes jovens. Pois entendemos que a arte e a cultura são meios potentes de reflexão e ampliação sobre a forma de se perceber e perceber-se em relação com o mundo”, afirma Sandro Ka, coordenador de Cultura do SOMOS.

As oficinas tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail oficinas@somos.org.br

Quem são os oficineiros

Heinz Limaverde
Ator de teatro e cinema, com destaque para os espetáculos: O Pagador de Promessas, Sonho de uma Noite de Verão, O Gordo e o Magro vão para o Céu e O Hipnotizador de Jacarés, sendo premiado como Melhor Ator pelo Prêmio Açorianos de Teatro (2006) e Prêmio Brasken/POA em Cena (2006).
A Oficina tem o foco a criação de personagens, improvisação e linguagem cênica, com referências na identidade cultural LGBT, no âmbito do drama, caricatura e humor. Ao final será realizada uma performance teatral, resultante dos conhecimentos adquiridos durante a oficina.

Márcio Reolon
Produtor, diretor e roteirista de Cinema, dirigiu os filmes: Carnaval (2010), Depois da Pele (2010), Por Uma Noite Apenas (2009), entre outros. Participou de diversas mostras e festivais, como: V Mostra de Cinema Brasileiro na Áustria, (2009), Cine Esquema Novo (2009), V Mostra de Cinema de Ouro Preto (2010) e 38º Festival de Cinema de Gramado (2010).
Como um curso rápido e introdutório, a Oficina apresentará noções básicas de roteiro, direção, produção, fotografia, arte, montagem e som no cinema, além de uma passagem pelo universo LGBT no audiovisual. Ao final, os oficinandos desenvolverão um trabalho prático, resultante dos conhecimentos adquiridos durante a oficina, expressando através desse, seu ponto de vista como jovem e artista.

Nilton Jr.
Bailarino e ator, desenvolve pesquisas de dança e interpretação corporal como performer, e é interprete da dragqueen Cassandra Calabouço. Recebeu o Prêmio Açorianos de Dança – Melhor Bailarino (2010), pelo espetáculo Abobrinhas Recheadas.
A Oficina explorará através da Dança Contemporânea, elementos da Cultura LGBT e do Universo Pop, em linguagens coreográficas que utilizam o corpo como recurso performático. Abordando temas como gênero, construção de sentidos entre o que se vê e o que se ouve, transformismo e cultura queer, a oficina realizará como conclusão uma performance, resultante dos conhecimentos adquiridos durante o curso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *