SOMOS promove e difunde Cultura LGBT

                                       Teatro

Nesta sexta-feira, 6 de agosto, o ator Heinz Limaverde estará apresentando seu talk show “Gordura Trans” na Casa de Teatro (Rua Garibaldi, 853), a partir das 22h e no sábado, 7 de agosto, às 15h ele irá ministrar a primeira oficina de teatro para jovens LGBT no Teatro de Câmara Tulio Piva (República, 575).

Em Gordura Trans o ator/apresentador/comuniador Heinz Limaverde realiza suas performances, conversa com o público, faz brincadeiras, conta piadas e entrevista seus convidados, que também se apresentam nesta noite, enquanto o púbico se diverte, participa e saboreia os drinks e petiscos do Café Bertoldo, lugar inaugurado recentemente e que tem reunido os amantes e produtores de Cultura de nossa cidade.

Nesta edição, Heinz irá receber como convidado o ator Caio Prates, de Monstras S.A.;a atriz Marina Mendo (poemas de Hilda Hilst e Bukowski) e o Dj Skelter, que também animará a festa.

Já a oficina de iniciação teatral é uma realização do SOMOS Pontão de Cultra LGBT e é dirigida, exclusivamente, a jovens LGBT, com idades entre 14 e 21 anos, visando proporcionar o conhecimento dos recursos cênicos e da prática da linguagem teatral para tornar os jovens protagonistas das ações de saúde e de cidadania, através desta expressão artística.

Esta oficina é totalmente gratuita e estão previstos oito encontros, sempre aos sábados, das 15h às 18h. Esta atividade conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Schorer, da Holanda.

No domingo, às 20h, chega ao fim a semana “Teatro de Presente”, promovida pela escola NEELIC de teatro. O último espetáculo escolhido para encerrar a programação é Homo Sapiens (foto ao lado), que é o resultado de conclusão dos alunos de nível avançado da escola. A peça é criação coletiva dos alunos com a diretora, através de improvisações e textos diversos como estímulo de criação.

A apresentação será na Sala Álvaro Moreyra, com entrada franca e as senhas podem ser retiradas uma hora antes do iníci da sessão.

Cinema

Dois cineastas que têm desenvolvido trabalhos nesta área para o SOMOS são destaques no Festival de Cinema de Gramado.
Ambos disputam o Prêmio Assembléia Legislativa de Cinema e poderão ser vistos durante a Mostra Gaúcha, que apresentará 12 filmes em curta-metragem e serão exibidos gratuitamente no dia 12 de agosto, entre 10h e 17h, no Centro Municipal de Cultura de Gramado (Av. São Pedro, 369 em Gramado) e o resultado sairá no próprio dia 12, a partir das 21h, no Palácio dos Festivais.

O primeiro é William Mayer, com o filme “Eu e o cara da piscina”, produzido pelo SOMOS Ponto de Cultura LGBT e o segundo é Mácio Reolon, que dividiu a direção com Samuel Telles, com o filme “Depois da Pele”. Reolon está atualmente se dedicando a produção do “Close”, um Festival Nacional de Cinema LGBT promovido pelo Pontão de Cultura LGBT previsto para outubro.

Enquanto o primeiro narra a atração que um jovem sente pelo melhor amigo, mas que tem medo de dizer isso a ele, entretanto descobre um jeito de expressar seu sentimento através da internet. Já o segundo trata a intimidade desnudada por diálogos pós-sexo.

One thought on “SOMOS promove e difunde Cultura LGBT

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *