SOMOS participa da II Conferência Nacional de Cultura

Começam hoje, 12 de março, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, os debates da 2ª Conferência Nacional de Cultura para traçar um marco regulatório do setor. O Grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade está presente, acompanhando e contribuindo com os debates que visa discutir cultura, diversidade, cidadania e desenvolvimento.

A cordenação da Conferência dividiu em cinco eixos: produção simbólica e diversidade cultural, cultura, cidade e cidadania, cultura e desenvolvimento sustentável, cultura e economia criativa, gestão e institucionalidade da cultura.

Hoje à tarde, haverá diversas mesas-redondas simultâneas, com a participação do antropólogo Tião Rocha, do cantor Zeca Baleiro, do assessor especial da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Jorge Antônio Menna Duarte, do secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino, do professor da Fundação Getulio Vargas Manoel Pereira dos Santos, e da secretária municipal de Cultura do Rio, Jandira Feghali.

Também serão discutidas propostas sobre cultura e desenvolvimento sustentável, cultura e economia criativa, gestão e institucionalidade da cultura, entre outros temas. Ao final da tarde, os diversos grupos interagem e apresentam suas metodologias de trabalho.

No dia de ontem, durante a abertura oficial, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, num discurso de improviso, defendeu emocionado a aprovação da emenda constitucional (PEC 150), que vincula recursos para o setor cultural. A PEC 150 destina à cultura 2% das receitas federais, 1,5% das estaduais e 1% das municipais.

Também estiveram presentes o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, além de ministros de outras áreas também participaram do ato. A abertura contou, ainda, com a apresentação de Zezé Motta e com apresentações de Antônio Nóbrega, Chico César e grupos culturais.

One thought on “SOMOS participa da II Conferência Nacional de Cultura

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *