SEXUALIDADE EM CENA

_MG_9233

Não Conte a Ninguém (Cia. Halarde de Teatro) é uma das novidades. Foto: Isaias Mattos.

Referência no circuito cultural de verão da capital gaúcha, a 17a. edição do Porto Verão Alegre traz em sua grade diversos espetáculos ligados à Diversidade Sexual.

De 09 de janeiro a 14 de fevereiro de 2015 acontece mais uma edição da mostra de teatro Porto Verão Alegre, em vários palcos da cidade. E, este ano, a programação conta com vários espetáculos que abordam entre as suas temáticas, questões ligadas à diversidade sexual e à Cultura LGBT, em diversos gêneros e para todas as idades. Confira nossa seleção:

Entre os sucessos de público e de crítica, o espetáculo Os Homens do Triângulo Rosa, de Margarida Peixoto, conta a história de homossexuais perseguidos pelo regime nazista na Alemanha da década de 1930. Conhecidos como “triângulos rosa”, estas vítimas dos campos de concentração guardam uma memória quase esquecida num dos episódios mais cruéis da história da humanidade.

Outro sucesso recente volta aos palcos: Projeto Secreto: A Gaiola das Loucas, de Leandro Ribeiro, volta para sua nova temporada. Em cena, cinco drag queens interpretam as personagens de “A Gaiola das Loucas” para questionar os conceitos de família na sociedade atual, mesclando teatro, dublagens e muito humor.

Entre as novidades, estreiam na mostra os espetáculos Não Conte a Ninguém, de Paulo Guerra, e Besteirol, A Comédia!, de Zé Adão Barbosa.

Dirigida ao público jovem, Não Conte a Ninguém aborda as histórias cruzadas de três amigos adolescentes que vivem as experiências de suas paixões e os dilemas da sexualidade. A história gira em torno de Deco, preso na ebulição dos hormônios da adolescência, relata suas dúvidas e descobertas. Ele tenta estabelecer uma relação com a infância e a vida adulta, quebrando as barreiras locais na vivência do seu primeiro amor: um professor de Português. O espetáculo faz uma abordagem da homossexualidade de forma sensível e sem estereótipos, tocando em pontos cruciais do funcionamento da sociedade contemporânea e explora os limites experimentados na adolescência.

“Besteirol, A Comédia!” ou “Tem Drag Queen no Funk!” reúne quatro textos do Teatro Besteirol, gênero surgido na década de 80 que consagrou muitos artistas através de um humor inteligente e próximo do nonsense.
Em cena, Claudio Benevenga e Lauro Ramalho revezam-se em vários papéis, com cenas curtas e isoladas, que nos apresentam situações caricatas do comportamento cotidiano, de uma maneira a revelar personagens esquisitos, melodramáticos e divertidos.

Informações e ingressos através do site www.portoveraoalegre.com.br.

Fonte: Porto Verão Alegre