Rio de Janeiro também é roteiro LGBT histórico

Madame-Sata-JB-EcologicoComo um opção alternativa aos roteiros famosos da cidade maravilhosa, a historiadora e guia de turismo Rita Colaço propõe uma visita ao “Rio Antigo” através da perspectiva da memória LGBT da cidade e de algumas de suas personagens mais consagradas, como Madame Satã.

O City Tour Roteiros da Resistência LGBT Carioca possui dois roteiros, um com foco na vida de Madame Satã, que refaz sua história através dos lugares onde morou, viveu e trabalhou o malandro-capoeirista-viado-transformista; e Sociabilidade e Resistência, que percorre os principais espaços de sociabilidade LGBT cariocas do século XX, como o prédio onde morou Pedro Nava, a sede do jornal Lampião da Esquina, alguns dos lugares onde viveu e trabalhou Madame Satã e onde nasceu e morou João do Rio.

Rita Colaço é professora e pesquisa a história LGBT desde 1984. Os roteiros são realizados em português e/ou espanhol e acontecem com o número mínimo de 2 participantes, variando de 1h30min a 2h30min e se concentrando na região da Lapa e do Centro do Rio.

Informações:
concretopensado@yahoo.com.br e através do blog http://memoriamhb.blogspot.com.br/

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *