Professora trans que participa do SOMOS dá depoimento em novela das oito

A professora da rede estadual de ensino, Marina Reidel, (foto) que particpou do projeto “Construindo Identidades”, desenvolvido pelo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, de capacitação de professores para trabalhar com o tema de diversidade sexual nas escolas, participa neste sábado, 20 de fevereiro, da novela “Viver a Vida”, das 20h da rede Globo, de Manuel Carlos, dirigida por Jaime Monjardim e Fabrício Mamberti.

Ela é uma das personagens reais que dá seu depoimento no final do capítulo, contando um pouco de sua história de vida e superação de preconceitos. Marina é travesti e leciona para estudantes de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e afirma nunca teve problema com alunos ou pais. “Nossa escola tem um perfil diferente porque nós já trabalhamos em parceria com o SOMOS, uma ONG em cursos de capacitação de professores para a diversidade sexual”, explica. “Eu mesma aprendi a lidar melhor com o tema no decorrer deste projeto. Estou aqui para mostrar que é possível trabalhar com todos os temas que envolvem preconceito e discriminação e aqui, na nossa escola, nunca tivemos conflitos com alunos, mães e pais ou qualquer membro da comunidade escolar”.

Em 2006, Marina decidiu fazer a cirurgia para colocar prótese de silicone nos seios. A direção ficou receosa com a possível repercussão da mudança. Mas, no período do afastamento, o professor substituto trabalhou em sala com os alunos a questão da diversidade sexual e explicou o motivo da cirurgia de Marina. Ao retomar as atividades, Marina respondeu a perguntas dos alunos curiosos, mas não enfrentou nenhum tipo discriminação.

“Dentro da disciplina chamada de ética e cidadania, que substitui o ensino religioso, os alunos são incentivados a desenvolver projetos e pensar a questão do preconceito. Tenho certeza de que esses jovens vão sair da escola com uma cabeça diferente, não vão espancar travesti na rua como acontece por aí”, diz.

Confira o vídeo:

4 thoughts on “Professora trans que participa do SOMOS dá depoimento em novela das oito

  1. Eu assisti o vídeo de Marina quando foi ao ar e não sabia que ela era aqui do RS, e nem da existência dessa escola, que legal! Fiquei bem feliz com a notícia.

    Vocês poderiam me informar qual é o nome da escola?

    Grato!

  2. Guilherme, a Esciola que ela dá aulas é a Escola Estadual Rio de Janeiro, na Lima e Silva, bairro Cidade Baixa.

  3. Gostaria de mais informações sobre Marina para uma reportagem. é possível? como entro em contato com vocÊs?

  4. Olá, Flávia!
    É possível sim. Você pode entrar em contato conosco pelo telefone 51-3233.8423 ou pelo e-mail somos@somos.org.br

    Abração,
    Gabriel Arévalo/SOMOS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *