Porto Alegre se prepara para a segunda edição da oficina de drag queens Pimp My Drag

foto_Juliano Araujo (12)

Foto: Juliano Araújo

Comandada por Cassandra Calabouço, drag caricata conhecida da cena LGBT gaúcha há mais de 15 anos, a oficina para drag queens aposta numa idéia de dar vida e aperfeiçoar a persona drag queen de artistas, performes e curiosos, iniciados ou não na Cultura Drag.

Voltada para todos os públicos, a oficina – com um título que sugere algo como “recauchutando minha drag” surgiu a partir da ideia de criar um espaço de trocas de conhecimentos, truques e babados sobre o trabalho artístico, tanto para a criação quanto para o aprofundamento na concepção criativa para quem já começou a desenvolver sua persona queen, em pleno vigor com a onda associada ao reality show estadunidense RuPaul’s Drag Race.

A oficina terá 32 horas/aula, sendo dividida em 16 encontros, abordando aspectos sobre construção visual, personalidade e repertório performático – sempre em consonância com os referenciais da cena transformista local e da cena mainstream. Dicas sobre maquiagem, cabelo, figurino, acessórios e dublagem fazem parte do programa das aulas. Além disso, referenciais das Artes Cênicas são a base para a elaboração de técnicas, domínio de palco e expressão corporal na elaboração da personagem drag. No final da oficina, as queens apresentam um número especialmente criado para o poket show de formatura – o Baile de Perucas.

Nilton Gaffrée Júnior, criador da personagem Cassandra Calabouço é bailarino e ator/performer. Atuante na cena artística local, iniciou seus estudos em dança em 1993, tendo participado de importantes de grupos de dança como Ballet Phoënix, Annete Lubisco Cia. de Dança, Grupo Experimental da Cidade de Porto Alegre, Gaia Dança Contemporânea e Muovere Cia de Dança Contemporânea. Recebeu Prêmio Açorianos de melhor bailarino em 2009 pela atuação no espetáculo Abobrinhas Recheadas. Gaffrée também integra o premiado grupo de dança contemporânea Macarenando Dance Concept, que tem como referencial a articulação com a temática Pop e cotidiana na elaboração de seus projetos em Dança Contemporânea. Pimp my Drag é uma realização Macarenando Dance Concept através do Creativity Lab.

A oficina será realizada de 08 de março a 29 de abril, terças e quintas, das 21h às 23h, na Casa Cultural Tony Petzhold [Av. Cristóvão Colombo, 400 – Porto Alegre. O investimento é de R$ 320,00 (por mês) ou R$ 600,00 (a vista).

As inscrições estão abertas até o dia 05 de março e podem ser realizadas através deste link ou dos contatos das fanpages Cassandra Calabouço e Macarenando.