Médico pioneiro em cirurgias de troca de sexo será investigado

O primeiro urologista a realizar cirurgias demudança de sexo desde que o procedimento foi autorizado no Brasil, em 1998, Dr. Carlos Adib Cury está sendo investigado pelo Conselho de Regional de Medicina do Estado de São Paulo. Ele é acusado de não cumprir a legislação que regulamenta este tipo de cirurgia. O Conselho anunciou que abriu uma sindicância para investigar as cirurgiasrealizadas pelo médico no Hospital de Basede São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

“Segundo as denúncias, ele não estaria cumprindo resolução do Conselho Federal de Medicina que obriga o paciente a passar pelo acompanhamento de uma comissão multidisciplinar antes de ser submetido à cirurgia”, diz o conselheiro Pedro Teixeira Neto, do Cremesp em Rio Preto.

O médico é acusado de, há menos de um mês, submeter uma transexual de 22 anos, à cirurgia sem encaminhá-la ao acompanhamento da comissão, que é formada porpsicólogo, psiquiatra, assistente social e outros profissionais, e tem a responsabilidade de dizer se o paciente está preparado para a cirurgia.

A transexual mora no Rio de Janeiro e foi para Rio Preto para passar pela cirurgia.

O médico negou a irregularidade e disse que sua conduta foi correta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *