Livres & Iguais

Esquadrão das Drags com o simbolo da campanha. Foto Daniel de Castro/PNUD Brasil

Esquadrão das Drags com o simbolo da campanha. Foto Daniel de Castro/PNUD Brasil

Campanha Livres & Iguais, da Organização das Nações Unidas,  lançada este ano tem foco na visibilidade de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) e no enfrentamento à homolesbotransfobia, com ações previstas em âmbito mundial.

Segundo apontamentos da Organização,” atitudes homofóbicas e transfóbicas ainda estão profundamente arraigadas em todos os cantos do planeta expondo lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de todas as idades a flagrantes violações de direitos humanos. e, infelizmente, no Brasil não é diferente. De acordo com os dados do 2º Relatório Sobre Violência Homofóbica de 2012, publicado pela Secretaria dos Direitos Humanos, somente em 2012 foram quase 10 mil (9.982) denúncias de violações de direitos humanos relacionadas à população LGBT registradas pelo governo federal. Em 2011 esse número não chegou a sete mil (6.809), o que demonstra um aumento preocupante da violência homofóbica no país.”

Partindo da premissa destacada no primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, a campanha de educação pública foca no aumento da conscientização sobre a violência e discriminação homofóbica e transfóbica e na promoção de um maior respeito pelos direitos das pessoas LGBT em todos os lugares. A campanha vai envolver milhões de pessoas ao redor do mundo em ações a fim de promover o tratamento justo das pessoas LGBT e gerar apoio a medidas para proteger os seus direitos.

Veja o lançamento da campanha no Brasil e saiba mais sobre o projeto.

Fonte: ONU Brasil

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *